"Lean Scuba Diver" - O mergulhador enxuto.
O que o Sistema de Produção Toyota (TPS) tem a ver com Mergulho? É possível fazer alguma conexão entre produção de carros com um esporte de aventura?
Sim, é possível. É tudo uma questão de Princípios!
Nesse post quero juntar duas coisas que gosto muito: Mergulho e Eficiência.
Os princípios utilizados pelos Japoneses no TPS deram origem a um conceito chamado Lean Thinking (Pensamento Enxuto). Trata-se de uma mentalidade baseada em alguns princípios que nos ajudam a ser mais eficientes. Embora esse conceito tenha surgido na manufatura, na minha opinião, vale pra tudo!
Então pessoal do mergulho, se vocês ficaram pensando que um Mergulhador Enxuto é um mergulhador que usa roupa seca, a ideia é outra, OK? :)
Mergulhador Enxuto = Mergulhador Eficiente.
Vou dar um exemplo: no Pensamento Enxuto, um dos princípios de eficiência é a redução de desperdícios. Existem 7 tipos clássicos de desperdício, mas vou falar apenas de dois:
Movimento: movimentos desnecessários fazem-nos perder tempo e energia;
Defeitos (erros): erro gera retrabalho - concertar coisas gasta tempo, energia e custos;
Imagine um dia típico de mergulho: você chega ao barco, coloca sua bolsa de mergulho abaixo do seu assento e começa a montar o equipamento. Veja na prática como esses princípios funcionam:
Desperdícios de movimento: Quantas vezes você abaixa e levanta para pegar os itens da sua bolsa de mergulho? Já aconteceu de sua nadadeira estar por cima de todo o equipamento e o colete lá no fundo da bolsa? Aí você precisa tirar tudo, acaba espalhando os itens pelo barco ocupando espaço. Você olha para o lado e lá está seu dupla esperando você ajeitar as coisas. Você abaixa pra pegar o colete, depois novamente para pegar o regulador, sua roupa de neoprene, luvas, computador de mergulho, bussola, deco marker, touca. Ops... esqueci de pegar a máscara! Tem que passar o shampoo pra não embaçar. Ufa! Dá pra cansar né? Ainda mais se for um dia de mar agitado... Nem dramin adianta. :)
Dica: arrume seu equipamento na ordem de montagem e crie um padrão de onde você guarda cada coisa. Verifique quanto tempo você gasta pra montar todo o equipamento. Diminua esse tempo cada vez mais, mas sem fazer de modo apressado!
Desperdícios com Defeitos (Erros): o barco está ancorado e você todo equipado, esperando autorização para entrar na água, aí você lembra: "ops! esqueci de abrir a torneira!" ou "montei o regulador e esqueci de tirar o elástico que prende o cilindro" (essa é de matar, né?) ou "esqueci de tratar a máscara" ou "coloquei a quantidade errada de lastro". Percebe quanta energia e tempo é desperdiçada para corrigir erros? Alguns erros podem fazer com que seu dia de mergulho se torne um fracasso.
Dica: mergulhe bastante! Repetição faz a gente errar menos! Mas, é bom sempre analisar os tipos de erro mais comuns que cometemos, inclusive durante o mergulho e exercitar a mente pensando no que você poderia ter feito para não cometer os erros.
É claro que nossos mergulhos são momentos de lazer e descontração e não quero dizer que a gente precisa ficar pensando em procedimentos técnicos como se fosse um trabalho numa empresa.
A ideia é usarmos os princípios para tornar a coisa ainda mais leve e prazerosa e que você curta ao máximo cada momento.