top of page

Método Kaizen: combata a preguiça com a regra do minuto


"Na segunda-feira, começo uma vida nova. Irei à academia, farei ioga e lerei à noite..." Já ouviu essa conversa? Temos o hábito de, periodicamente, traçar algumas metas e nunca cumpri-las. Deixamos para daqui a dois meses ou, até mesmo, para o ano que vem.


Às vezes, executamos nossos propósitos momentaneamente. Por exemplo, após termos treinado por três vezes durante uma semana, deixamos a prática de lado. Por que fazemos isso? Os afazeres são muito pesados? Estamos cansados? Ou não estamos acostumados? Até quando viveremos assim?

 

Método Kaizen, a regra do minuto

O Método Kaizen, criado no Japão, propõe essa mudança. Nessa filosofia, as tarefas devem ser realizadas diariamente, sempre na mesma hora, durante um minuto.Um minuto é pouco tempo e, com isso, a preguiça acaba sendo jogada para o lado.


As ações, geralmente negligenciadas, serão realizadas facilmente em 60 segundos.


Pular corda, fazer flexões peitorais, exercitar os músculos dos olhos, um pouco de ioga, ler um livro em outro idioma — nada é difícil quando sabemos que só nos tomará um minuto. A pequena duração traz alegria e satisfação. Justamente, quando damos pequenos passos, percebemos que podemos alcançar resultados que nem imaginávamos. Além disso, vencemos aquela voz interior que, constantemente, nos diz que não conseguiremos atingir os nossos objetivos. O sentimento de culpa e a impotência vão embora, e a agradável sensação de dever cumprido se estabelece.


Uma vez inspirados, seguros e motivados poderemos aumentar o tempo para cinco, dez, 15 minutos e, assim por diante, sempre pouco a pouco. Logo, sem perceber, atingiremos (e até mesmo ultrapassaremos) os 30 minutos.


A palavra kaizen em japonês é composta por outras duas palavras do idioma nipônico: kaisignifica mudança e zen, sabedoria.


Masaaki Imai, criador do conceito, defende que o método é uma filosofia que pode ser utilizada nos negócios e na vida privada.

Para nós, ocidentais, esse método pode parecer ineficiente, pois nos fomos ensinados que para conquistarmos bons resultados, é necessário um enorme esforço. Porém, há casos em que projetos faraônicos, que exigem grande energia, derrubam seus executores e não trazem resultados.

Depois de tudo, resta saber se você aposta no método Kaizen para mudar de vida. Se topar, não se esqueça de contar para a gente.


Fonte: timesnet.ru Tradução e adaptação: Incrível.club



bottom of page