top of page

DevOps


Muito se tem falado na empresa sobre ser ágil, neste texto eu quero trazer o ágil no âmbito do desenvolvimento de software. Estamos o tempo todo falando de SCRUM, e métodos ágeis de desenvolvimento de software.


Pois bem, nos meus estudos noturnos e diários me deparei com um artigo escrito por Matthew (Ford) Kern (https://www.linkedin.com/in/enterprisearchitectsystemseng) que aborda um assunto interessante. Segundo ele, o ágil está morto e este é o título do seu assunto. Quando li o título pensei, como assim cara? Nós nem conseguimos implementar essa filosofia na empresa ainda, como pode estar morto?


Kern diz literalmente que o ágil morreu e que as empresas e pessoas que seguem essa onda, estão ultrapassadas. Depois da leitura continuei buscando informações sobre esse tema e identifiquei que Kern está coberto de razão. Isso me fez pensar que nós na empresa estamos sempre atrasados, está faltando conhecimento além do básico, está faltando estudo além do ensino médio, faculdade ou pós. Como muitas profissões nós de TI devemos estar em constante aprimoramento pois nossa área sobre mudanças constantes e rápidas.


Pensei, tudo bem, e agora? Kern apresenta ao longo do artigo o “DevOps” como a evolução do ágil.


Retirando do Wikepédia:

“DevOps (amálgama de Desenvolvedor e Operações) é uma metodologia de desenvolvimento de software que explora a comunicação, colaboração e integração entre desenvolvedores de software e profissionais de TI (Tecnologia da Informação).[1] DevOps é a reação à interdependência entre desenvolvimento de software e operações de TI. Pretende ajudar organizações a produzir software e serviços rapidamente”

O interessante de DevOps é a constante ligação com o LEAN, que muitos dos nossos colegas vem adotando no seu dia a dia. Ainda não tive a oportunidade de avançar neste estudo, mas o pouco que eu já me aventurei descobri que minha interpretação de DevOps estava errada, pois o termo eu já conhecia, acho inclusive que para algumas pessoas que eu já ouvi falando sobe DevOps aqui na emrpesa também está errado. Portanto cabe estudo.


Não adianta ser um experiente programador em C#, PHP, Java se você continua usando as mesmas práticas de codificação de quando começou. Assim como não adianta ser um experiente líder/gestor/gerente se continuar tendo as mesmas ideias, valores e importâncias de anos atrás. Nós precisamos reciclar e não podemos esperar que a empresa em que trabalhamos seja responsável por isso, conhecimento é um bem pessoal.


Espero que esse rápido compartilhamento ajude meus colegas e consequentemente ajude a empresa a se tornarem cada vez melhores.

Fontes:


bottom of page